Receita Federal está liberada para implantar o Porto Seco em Três Lagoas

21/05/2016No Comments

Tribunal de Contas da União aprovou a instalação do terminal alfandegário

A instalação do Porto Seco de Três Lagoas (MS) deu mais um passo importante esta semana. O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a Receita Federal a dar continuidade no processo de exploração de outorga do terminal alfandegário. O próximo passo será a realização de uma audiência pública mês que vem e, depois, a abertura da licitação.

Porto Seco Três Lagoas

Porto Seco de Três Lagoas (Divulgação)

É uma grande vitória para o poder público e para o setor produtivo de Mato Grosso do Sul, pois nos coloca em um outro patamar em termos de competitividade para atração de investimentos e escoamento de produção”, avalia o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

As operações de importação e exportação de Mato Grosso do Sul serão as grandes beneficiadas com o Porto Seco. Segundo o secretário, “o comércio exterior do Estado, que já passa por um momento favorável, deverá ter um salto expressivo após sua instalação por conta da competitividade que o porto nos irá proporcionar”.

De acordo com o acórdão do TCU a localização estratégica de Três Lagoas foi relevante na decisão por situar-se em entroncamento rodoviário, fluvial e ferroviário, permitindo fácil deslocamento de sua produção agropecuária e industrial. Essa condição “vai permitir o escoamento da carga (especialmente celulose) de/para o porto seco por meio da hidrovia Tietê-Paraná”, diz o documento.

Em Mato Grosso do Sul, o porto seco já em operação localiza-se em Corumbá e é operado pela Armazéns Gerais Alfandegados de Mato Grosso do Sul (Agesa).

TRÊS LAGOAS X CAMPO GRANDE

A Capital também pleiteava ter o porto seco, porém, outros fatores levaram a cidade da costa leste do Estado levar vantagem como a localização – proximidade maior com o porto de Santos – e ter maior concentração de indústrias, além de ser detentora do segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) de MS. Correio do Estado

email

Leia Também:

  1. Receita e Governo do Estado tratam sobre Porto Seco no Piauí
  2. Porto de Niterói inaugura posto próprio da Receita Federal
  3. Porto Seco Uruguaiana consegue licença para operar novos produtos
  4. Porto de Niterói inaugura posto da Receita Federal
  5. Rota de volta do Pará está em boas condições, aponta Estradeiro

Deixe uma resposta


9 − = 3