TPC recebe dois navios de grande porte simultaneamente

30/06/2015No Comments

Juntas as embarcações somam 633 metros de comprimento.
Operação demonstra a capacidade do novo cais de atracação em receber as maiores embarcações que fazem o trade na América do Sul

Divulgação

Divulgação

O TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá recebeu simultaneamente, na semana passada, dois navios porta-contêineres de grande porte. Juntos, os navios medem 633 metros de comprimento, demostrando a capacidade do novo cais do Terminal, que passou de 564m para 879m de extensão depois de um amplo programa de investimentos em ampliação e modernização do Terminal, em receber as maiores embarcações que fazem o comércio internacional na América do Sul.

A operação simultânea dos dois navios também comprava a capacidade técnica e operacional do Terminal em receber navios ‘fora de janela’, já que o desembarque de uma das embarcações não estava prevista para a data devido a atrasos ocorridos em portos anteriores. “Apesar de ser uma operação não prevista, a flexibilidade e produtividade do TCP garantiu que o navio atracasse e recuperasse a agenda”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor superintendente Comercial do Terminal.

Caso o Terminal não estivesse apto a operar os dois navios simultaneamente, a embarcação fora de janela teria as opções de aguardar um novo horário para atracação em Paranaguá – o que atrasaria ainda mais sua escala, ou omitir o porto paranaense e partir para o próximo destino. “Qualquer uma das duas opções geraria prejuízo em toda a cadeia, desde o armador, até o importador ou exportador”, ressalta o Moraes e Silva.

Ele detaca que o número de omissões vem sendo sensivelmente reduzido pelo Terminal: no primeiro semestre de 2014, 40 embarcações que chegaram a Paranaguá fora da janela pré-determinada não conseguiram atracar, partindo para outros destinos. De janeiro a abril de 2015, das 265 embarcações que chegaram fora da janela, todas conseguiram atracar. “Com a capacidade técnica e estrutural ampliada, garantimos o ganho na performance para os armadores. Eles têm a segurança de que chegando em Paranaguá sua embarcação será atendida, mesmo que haja imprevistos anteriores”.

Sobre a TCP

A TCP é uma empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – segundo maior terminal de contêineres da América do Sul, e a empresa de serviços logísticos TCP Log.

email

Leia Também:

  1. Porto Itapoá recebe dois navios de 300 metros
  2. Porto de Rio Grande volta a operar após dois dias fechado
  3. Estivadores ocupam terminal e dois navios no Porto de Santos
  4. APM Itajaí recebe novo serviço de navios a partir do dia 10/01
  5. ABB recebe pedido de $180 milhões de produtores de navios de cruzeiro em 2013

Deixe uma resposta


8 − = 6