TCP participa de missão brasileira no Japão

18/05/2016No Comments

Comitiva visita os principais portos do país asiático e indústrias de tecnologia ferroviária com objetivo de trocar experiências e atrair investimentos para o Paraná

Divulgação TCP

Divulgação TCP

A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, participa, até o dia 23 de maio, de uma missão brasileira no Japão. A missão, que tem apoio da Embaixada do Brasil e é liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), conta com a participação de representantes de indústrias de alimentos e farmacêuticas, cooperativas, universidades e empresários, com objetivo de trocar experiências e atrair investimentos para o Paraná.

A visita ao país asiático também tem como proposta conhecer e avaliar inovações e tecnologias que, eventualmente, poderiam ser trazidas para o Estado.

“O Japão tem uma das melhores tecnologias de transporte do mundo e nós temos o objetivo de conhecer a infraestrutura portuária e ferroviária para trocar um pouco de experiências”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial do Terminal, que participa da missão e apresentará o case da TCP para empresários locais. “Vamos mostrar como o Terminal atua em parceria com a ferrovia, sendo o único Terminal na sua área de influência a ter a integração do porto com a ferrovia”,

Entre as locais programados para receber a missão brasileira estão o Porto de Yokohama e de Kobe e a empresa Tadakoro Kogyo, de tecnologia ferroviária. A comitiva também irá realizar visitas às empresas japonesas de destaque internacional – como Mitsui, Mitsubishi e Hitachi, à empresa Marubeni (proprietária da Café Iguaçu, de Cornélio Procópio, e da exportadora de grãos Gavilon), além do  Ministério da Agricultura e Floresta do país.

“O Japão é um dos principais trades de carne congelada no Paraná, sendo que 10% de carnes exportadas via Terminal têm como destinado aquele país. Nosso desejo é incentivá-los a investirem ainda mais no Estado”, afirma Moraes e Silva. A Cotriguaçu Cooperativa Central, uma das principais exportadoras de carnes paranaenses, também integra a comitiva brasileira. A cooperativa representa 30% de toda movimentação de carnes na TCP.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no primeiro trimestre deste ano, o mercado brasileiro exportou ao país asiático produtos agropecuários e agroindustriais no valor de US$ 819,329 milhões, número 55,7% superior ao mesmo período de 2015.

email

Leia Também:

  1. ANTF participa da missão MAFEX na Espanha
  2. Missão da Aprosoja conhecerá logística chinesa
  3. ANTF recebe comitiva do Japão
  4. Japão estuda aumentar importação de milho do Brasil
  5. Japão compra carne dos EUA e anima Brasil

Deixe uma resposta


+ 6 = 12