SEP garante projetos do Porto do Rio Grande

13/07/2015No Comments

O Superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco realizou uma reunião com o Ministro dos Portos, Edinho Araújo, em Brasília, na última segunda-feira, 07 de julho. Durante o encontro foram debatidos diversos assuntos como os contratos dos estaleiros, a dragagem de manutenção do canal e as obras de modernização do Porto Novo. O ministro garantiu os projetos e atenção do Governo Federal ao porto gaúcho.

Janir Branco e Ministro no Porto do Rio Grande“Foi uma reunião de trabalho em que tivemos a oportunidade de debater diversos assuntos pertinentes ao nosso complexo. A sinalização do Ministro é de que as obras de infraestrutura portuária em Rio Grande irão continuar”, afirmou o superintendente. Sobre as áreas dos estaleiros que estão com os contratos sendo analisados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Ministro disse ter conhecimento do assunto e quer buscar uma solução rápida e que não atrapalhe o desenvolvimento dos projetos da indústria naval. A Superintendência tem desde o início do ano, mantido contato constante com a direção dos estaleiros, a Secretaria de Portos e a Antaq para que as questões sejam resolvidas.

“Logo que assumi a direção da SUPRG fui a Brasília e consegui com a Antaq um prazo de 90 dias para que os impasses existentes nos contratos das áreas fossem resolvidos. Muito já foi avançado e um novo prazo de 60 dias autorizado para continuar os procedimentos de regularização”, confirmou Branco. A Superintendência recebeu por diversas vezes notificações do órgão regulador sobre os problemas contratuais nos últimos anos. A nova gestão do Porto, assumiu como prioridade a situação para que os Estaleiros possam continuar operando, buscando projetos e construindo plataformas e navios.

Além dos estaleiros, o Ministro dos Portos garantiu que, em breve, virá a Rio Grande para verificar o andamento das obras coordenadas por sua pasta, com recursos da União. A modernização do cais do Porto Novo que terá até o final do ano 375 dos 1125 metros concluídos e aptos para operação. Por fim, durante encontro, Janir Branco recebeu a informação de que o momento está próximo da assinatura do contrato para a dragagem de manutenção do Porto do Rio Grande. Orçada em aproximadamente R$368 milhões com recursos próprios da SEP, a obra desenvolvida pela pasta busca melhorar a logística brasileira.

email

Leia Também:

  1. Porto do Rio Grande participa da Intermodal
  2. Porto do Rio Grande completa 98 anos
  3. Porto do Rio Grande decide manter tarifas portuárias até final de 2015
  4. Publicados projetos que poderão receber recursos do Fundo de Marinha Mercante
  5. Projetos da indústria naval serão beneficiados por fundo

Deixe uma resposta


− 3 = 4