Portonave tem crescimento no número de vagas de emprego

18/05/2016No Comments

Em meio ao início de ano turbulento, a Portonave, em Navegantes, comemora alta na geração de empregos no primeiro trimestre. O aumento foi discreto, de 3%, mas significativo em meio ao contexto de retração econômico que puxou para baixo as vagas de trabalho.

Foto: Lucas Correia

Foto: Lucas Correia

O terminal portuário, que responde por mais da metade da movimentação de contêineres no Estado (mais que o dobro do terminal de Itapoá, que ocupa a segunda posição), fechou o primeiro trimestre com 1.125 trabalhadores diretos e mais de três mil indiretos.

O aumento da empregabilidade se deve à ampliação do terminal, concluída no ano passado, que elevou de 270 mil para 400 mil metros quadrados a retroárea e dobrou a capacidade para até 30 mil contêineres de 20 pés. O investimento de R$ 120 milhões ocorreu em um momento em que foi a economia já apresentava sinais de desgaste _ uma aposta, que ajudou a atrair novas linhas e a turbinar os resultados do terminal.

Com seis novos serviços em operação a partir do segundo semestre de 2015, a Portonave recebe hoje 52 navios por mês e aumentou em 38% a movimentação em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Diretor-superintendente administrativo do terminal, Osmari de Castilho Ribas diz que o comportamento do mercado nos próximos meses ainda é uma incógnita, mas afirma que os números indicam que o ano deverá terminar com nova alta na movimentação. A variação cambial deverá manter as exportações em evidência.

O desafio do setor portuário catarinense será garantir os investimentos em infraestrutura prometidos pelo governo federal.

Leia matéria original em Coluna Guarda Sol

email

Leia Também:

  1. Portonave tem alta de 37% na movimentação de contêineres no primeiro trimestre
  2. Portonave se consolida como o terminal mais bem equipado de SC
  3. Portonave adquire novos equipamentos
  4. Portonave inicia obra da segunda fase
  5. Portonave bate recorde de produtividade

Deixe uma resposta


+ 6 = 8