Porto de Setúbal assina contrato de Expansão do Terminal Ro-Ro Coelho da Mota

15/05/2016No Comments

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA adjudicou, no dia 19 de maio, o contrato da Expansão do Terminal Ro-Ro Coelho da Mota para Jusante. A assinatura do contrato decorreu durante a cerimónia de comemoração do Dia do Porto de Setúbal.

termnal-roro-1728x800_c PORTO SETUBALA obra, a realizar pela empresa Construções Pragosa, SA, irá arrancar em junho e decorrer até final de 2015. Significa um investimento de 2,9 milhões de euros e faz parte da lista dos projetos prioritários no PETI 3+, apresentado pelo Governo, em 2014. Vão ser construídos mais 5,8 ha de terrapleno no terminal, que visam melhorar o serviço de importação e exportação de automóveis e passar a oferecer serviços de valor acrescentado na importação e exportação de veículos, serviços atualmente executados em parque de segunda linha.

O Porto de Setúbal pretende ser um hub ro-ro de crosstrade intercontinental na ligação entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo e, de igual modo, potenciar a distribuição de automóveis para Portugal e Espanha, até Madrid com áreas de atividades logísticas especializadas no interior do porto.

Já é histórico o movimento Ro-Ro de veículos ligeiros novos no Porto de Setúbal, que representa mais de 90% do tráfego nacional. Nos primeiros quatro meses de 2015, o tráfego Ro-Ro cresceu 19%, com 58 mil veículos movimentados, contra os 48,5 mil movimentados, em 2014, no período comparado.

O Porto de Setúbal é a principal porta para a exportação de veículos produzidos pela Volkswagen Autoeuropa, quer para a Europa, quer para a Ásia, como o embarque quinzenal direto para a China. O Terminal Autoeuropa, integrado no Terminal Ro-Ro Coelho da Mota, é o 2º maior gerido diretamente pela Volkswagen na Europa, logo a seguir a Emden, na Alemanha.

Com várias linhas regulares da Grimaldi, VW Logistics, NYK e Suardiaz, que ligam Setúbal à Europa, Ásia, Mediterrâneo e EUA, recebeu, já em 2015, mais uma linha da EML, que para além de escalar portos europeus, faz crosstrade entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo, bem como, mais um serviço da Grimaldi, que oferece a novidade de um serviço direto para Baltimore, nos estados Unidos da América. Leia matéria original em Distritoonline

email

Leia Também:

  1. Ministro Helder Barbalho assina contrato de dragagem no Porto de Santos amanhã, dia 17
  2. Embraport assina contrato de adesão dentro da Nova Lei dos Portos
  3. Codesp assina Contrato de Transição para arrendamento de área à CBA
  4. Elog assina contrato com a UNIFY
  5. CMA CGM assina três acordos nos mercados internacionais com CSCL e UASC

Deixe uma resposta


7 − = 4