Porto de Cabedelo movimenta cerca de 90 mil toneladas de cargas

04/12/2016No Comments

No mês de novembro, o Porto de Cabedelo movimentou mais de 88 mil toneladas de cargas (petcoke, derivados de petróleo, trigo, granito e malte).

Esse volume envolveu nove navios, incluindo o embarque de 9,4 mil toneladas de granito paraibano para a Itália. Nas diversas operações, algumas centenas de trabalhadores portuários atuaram em várias atividades.

A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, avalia que o mês de novembro foi produtivo no Porto de Cabedelo.

cabedelp-567x410-porto-cabedelo“A movimentação intensa de navios no porto significa geração de receita para o Estado da Paraíba, bem como renda para todos aqueles que estão envolvidos na operação portuária. Nossa expectativa é de que essa movimentação perdure também no mês de dezembro, fazendo com que finalizemos o ano com um saldo positivo”.

E dezembro já começou bem. No dia 1º, o Porto de Cabedelo recebeu o navio Shandong Weihe, de bandeira Hong Kong, procedente de Houston, Texas, que atracou com 6.605 toneladas de Diesel S10.

Balanço de novembro – No dia 3, o Global Andes veio dos Estados Unidos com 12.398 toneladas de petcoke. Dia 6, o Nord Observer atracou no cais do porto com 5,2 mil toneladas de Diesel S-10. O produto veio de Houston-Texas (EUA). Já o navio Nord Farer, chegou ao porto no dia 7, procedente de Guamaré-RN, com 10 mil toneladas de gasolina e diesel. O navio Nord Farer retornou ao porto no dia 21 e trouxe de Pernambuco 7 mil toneladas de derivados de petróleo.

O navio Torm San Jacinto, de bandeira dinamarquesa, atracou no dia 14, com 14 mil toneladas de gasolina. O Federal Tiber atracou no cais do porto dia 15 com 19.100 toneladas de petcok, cuja carga veio dos Estados Unidos.

No final de semana passado, a movimentação no Porto de Cabedelo continuou intensa com dois navios cargueiros em operação.

O embarque de 9.000 toneladas de granito paraibano para a Itália e o desembarque de 13.000 toneladas de trigo argentino envolveram até o final das operações centenas de trabalhadores portuários, garantindo emprego e renda e aquecendo a economia da cidade de Cabedelo.

O navio ELM K trouxe da Argentina, no dia 24, 13.000 toneladas de trigo e o navio SCL Anita embarcou para a Itália com 9.000 toneladas de granito paraibano.

E no dia 28 de novembro, o navio Minas trouxe da Argentina 4.500 toneladas de malte para a indústria de cerveja. Fonte: Secom/PB

email

Leia Também:

  1. Porto de Cabedelo supera volume de cargas e movimenta quase 250 mil/t
  2. Cargas no Porto de Cabedelo em outubro superam setembro
  3. RS: Porto da Capital movimenta cerca de 30 mil ton. de produtos
  4. Porto Alegre: Porto movimenta mais de 85 mil toneladas em maio
  5. Porto de Cabedelo é confirmado para receber Navios de Cruzeiro

Deixe uma resposta


3 + 2 =