Ministro garante projeto de dragagem do Porto de Cabedelo

27/01/2016No Comments

A questão alfandegária foi um dos principais temas abordados em reunião com todas as autoridades portuárias do país e o ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho, nesta terça-feira (26), no Porto de Suape, em Pernambuco. No encontro ficou definida a criação de alguns grupos de trabalho com objetivo de tratar de pauta comum a exemplo do plano de modernização, guarda portuária, dentre outros.

Gilmara Timóteo na reunião no Recife (PE) Foto: (reprodução) MaisPB

Gilmara Timóteo na reunião no Recife (PE) Foto: (reprodução) MaisPB

Logo após a reunião, a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Timóteo, informou que a Secretaria de Portos vai implantar um plano nacional de modernização dos portos. “A ideia é existir um modelo comum para todos. Um modelo só de estatuto, de regulamento. Isto vai facilitar a gestão portuária”, avaliou.

Com relação especificamente ao Porto de Cabedelo, a Secretaria de Portos assegurou a sinalização náutica, o projeto de aumento da dragagem para 11 metros; além da definição de áreas do porto que têm potencial para investimentos e a reestruturação do berço 101, área onde atracam os navios petroleiros.

Acatando proposta da presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, o ministro Helder Barbalho decidiu que a questão alfandegária dos portos será tratada em reunião em Brasília com os dirigentes da Receita Federal. A Secretaria de Portos vai intervir para solucionar o problema comum a diversos portos.

Na reunião realizada no dia 30 de novembro, 41 demandas foram pleiteadas pelos gestores dos portos e a Secretaria de Portos,  que atendeu a 64% desses pleitos, incluindo a pauta do Porto de Cabedelo. “Essas reuniões têm sido positivas”, concluiu a presidente da Companhia Docas da Paraíba. Leia matéria original em Mais PB

email

Leia Também:

  1. Porto de Cabedelo é uma das atrações de feira internacional em SP
  2. Cargas no Porto de Cabedelo em outubro superam setembro
  3. Governo acerta liberação de recursos para Porto de Cabedelo
  4. Porto de Cabedelo pode ser fechado se não atender determinações da Receita Federal
  5. Porto de Cabedelo participa de feira no Panamá

Deixe uma resposta


7 − 7 =