Fernando Fonseca participa do 40º Encontro Nacional de Praticagem

02/11/2016No Comments

O diretor da ANTAQ, Fernando Fonseca, participou, na última terça-feira dia (25), em Fortaleza, do 40º Encontro Nacional de Praticagem, promovido pelo Conselho Nacional de Praticagem (Conapra). O evento reuniu cerca de 200 profissionais de todo o país.

Fonseca proferiu a palestra “Acessibilidade Aquaviária aos Portos Brasileiros: A Questão da Dragagem”, inicialmente abordando sobre o novo cenário do transporte marítimo e a perspectiva de crescimento de movimentação de carga no país e enfatizou o potencial relacionado ao crescimento da movimentação prevista para o Porto do Pecém (CE), a partir da expansão do canal do Panamá.

Foto: Sindport | Rafael Ferreira Viva

Foto: Sindport | Rafael Ferreira Viva

Fonseca afirmou que a evolução do tamanho das embarcações, no atual cenário do transporte marítimo, gera dificuldades de acesso aquaviário aos terminais de carga, principalmente em portos públicos, e frisou que o aumento do porte e dimensões dos navios, o crescimento da movimentação de cargas e a busca pela economia de escala são justificativas para a realização da dragagem.

Ao discorrer sobre o histórico da questão dragagem no Brasil, Fonseca afirmou que em 2016 a contratação desses serviços voltou a ser de responsabilidade do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – MTPAC, que, por via da reforma administrativa implementada pelo governo federal, incorporou a Secretaria de Portos da Presidência da República. Na ocasião, o diretor expressou as dificuldades de contratação dos serviços de dragagem nos portos públicos e apresentou alternativas para a mitigação desse problema no âmbito da administração federal, problema esse constante da pauta do governo federal no intuito de se dar o encaminhamento de solução para o assunto. Fonte: Antaq

email

Leia Também:

  1. Vilaça participa do 8º Encontro de Logística e Transportes na FIESP
  2. Porto do Rio Grande participa do Encontro de Protagonistas Portuários
  3. Alagoas participa de Fórum Nacional da Indústria Naval e Portuária
  4. Funcionários do porto de Rio Grande aderem à paralisação nacional
  5. Trabalhadores portuários aderem a paralisação nacional

Deixe uma resposta


− 1 = 6