Estaleiros fecham no Brasil com crise na indústria naval

30/07/2016No Comments

País acumula retrocessos políticos e econômicos no setor

naom_55967cbe0fcdb Agencia BrasilUm verdadeiro naufrágio é como se define o setor da indústria naval no Brasil. Atrasos e suspensão na produção de plataformas retraram o acúmulo de retrocessos políticos e econômicos na área.

Segundo a revista Exame, no Rio de Janeiro, o estaleiro que deveria para produzir plataformas de petróleo, está prestes a fechar as portas. Em Inhaúma, quatro navios deveriam ter seus cascos convertidos, mas apenas um deles foi feito no Brasil, com atraso de dois anos.

O fracasso não para por aí. 50 trabalhadores em média entregam seus capacetes e são demitidos, um dia sim, outro não, segundo o sindicato da classe. Os planos do Brasil de usar o pré-sal para construir quase do zero uma indústria offshore de ponta que competiria com os estaleiros asiáticos e abasteceria a Petrobras, foram por água abaixo.

Com a queda no preço internacional do petróleo, a estatal se afundou na maior dívida do setor além do escândalo de corrupção. “É uma combinação de crise econômica, crise política, baixos preços do petróleo e escândalo de corrupção, tudo junto”, disse o sindicalista Jesus Cardoso, que vem assistindo os trabalhadores do Inhaúma nas demissões. Leia materia original em Noticias do Minuto

email

Leia Também:

  1. Setor naval entra em colapso e estaleiros fecham no Brasil
  2. Estaleiros de Viana do Castelo são fundamentais para a indústria naval
  3. Senadora faz apelo por fortalecimento da indústria naval
  4. Dilma Rousseff diz que indústria naval gera riquezas e empregos para o país
  5. Campo de Libra fortalecerá a indústria naval, afirma Dilma

Deixe uma resposta


5 + 1 =