Com economia em baixa, Ecoporto Santos confirma demissões de portuários

09/06/2015No Comments

A empresa Ecoporto Santos confirmou ontem a demissão de vários profissionais. Apesar de não divulgar o número de funcionários desligados, informações extraoficiais apontam para cerca de 150 trabalhadores. Caso o dado seja confirmado, trata-se de uma das maiores dispensas do Porto de Santos nos últimos anos.

Foto: AT | Carlos Nogueira (Reprodução)

Foto: AT | Carlos Nogueira (Reprodução)

A situação ocorre quatro dias depois da chegada de três portêineres ao terminal – equipamentos que carregam e descarregam contêineres das embarcações do cais, algo já planejado mas que coincide com um momento de crise no País.

“Em decorrência da desaceleração da economia nacional, do crescimento da competitividade do setor, bem como da redução da demanda pelos nossos serviços, neste momento nos vemos compelidos a promover o desligamento de funcionários”, diz o Ecoporto Santos, em nota.

A concorrência mencionada tem a ver com a chegada da Embraport e da Brasil Terminal Portuário (BTP) no Porto, em 2013. Elas se juntaram à Santos Brasil, Grupo Rodrimar, Libra Terminais e a própria Ecoporto Santos, nas operações portuárias.

Todo esse pessoal demitido é representado pelos sindicatos dos Operadores de Guindaste e Empilhadeiras (Sindogeesp), dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários (Settaport) e dos Conferentes Carga Descarga Porto Santos.

“Estamos indignados com essa situação e com a concorrência desleal no Porto. A informação que temos é que 300 profissionais devem ser demitidos. Pode ter certeza que vamos nos manifestar”, diz Francisco Nogueira, presidente do Settaport.

O sindicalista garante que até amanhã se reunirá com o jurídico do sindicato e com a categoria para definir os próximos passos da entidade. Fonte: A Tribuna de Santos/SP

email

Leia Também:

  1. Rucker vende 33 unidades do trator terminal para o Ecoporto de Santos
  2. SEP autoriza investimentos de R$ 142 milhões na Ecoporto
  3. Santos: Portuários ameaçam fazer greve no cais na próxima terça-feira
  4. Nível do rio Acre atinge cota mais baixa do mês
  5. Settaport denuncia terceirização internacional de trabalho no Porto de Santos

Deixe uma resposta


− 3 = 4